Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TERMINOLOGIA

ÁGUAS PLUVIAIS - Águas oriundas da precipitação atmosférica. Águas de chuva. 
ALTURA DO FECHO HÍDRICO - Profundidade da camada líquida, medida entre o nível de saída do desconector e o ponto mais baixo da parede ou colo inferior que separa os compartimentos ou ramos de entrada e saída do aparelho. 
AMOSTRAGEM COMPOSTA - coletas de amostra de esgoto para análise em laboratório realizadas em diversos horários do dia, com o objetivo de se caracterizar as concentrações médias do despejo. 
AMOSTRAGEM INSTANTÂNEA - coleta de amostra de esgoto para análise em laboratório, realizada com o objetivo de se caracterizar as concentrações do despejo no momento da amostragem. 
APARELHO DE DESCARGA - Dispositivo que se destina a lavagem provocada ou automática de vasos sanitários ou mictórios. 
APARELHO SANITÁRIO - Aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso da água para fins higiênicos ou a receber dejetos e águas servidas. 
BUJÃO - peça adaptável à extremidade de canalização ou conexão, com a finalidade de estancar.
CAIXA DE AREIA FECHADA - Caixa detentora de areia, adotada de tampa. 
CAIXA DE AREIA COM GRELHA - Caixa detentora de areia, dotada de grelha.
CAIXA COLETORA - Caixa situada em nível inferior ao da via ou logradouro público e onde se coleta despejos cujo esgotamento exige elevação. 
CAIXA DETENTORA - Caixa destinada a reter substâncias prejudiciais ao bom funcionamento dos coletores sanitários. 
CAIXA DILUIDORA - Caixa destinada a corrigir a acidez dos despejos por adição de água. 
CAIXA DE GORDURA - Caixa detentora de gordura. 
CAIXA DE INSPEÇÃO - Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza e desobstrução das canalizações. 
CAIXA NEUTRALIZADORA - Caixa destinada a corrigir a acidez dos despejos por adição de agentes químicos. 
CAIXA DE RESFRIAMENTO - Caixa destinada a provocar o resfriamento de despejos, que tenham temperatura superior a 40°C. 
CAIXA SEPARADORA DE ÓLEO - Caixa detentora de óleo. 
CAIXA SIFONADA - Caixa dotada de fecho hídrico e de tampa, destinada a receber efluentes de aparelhos sanitários, com exclusão dos provenientes de bacias sanitárias e de mictórios, e descarregá-los diretamente em canalização primária. 
CAIXA SIFONADA COM GRELHA - Caixa sifonada dotada de grelha na parte superior, destinada a receber água de lavagem de pisos e efluentes de aparelhos sanitários, com exclusão dos efluentes de vasos sanitários e de mictórios. 
CANALIZAÇÃO PRIMÁRIA - Canalização onde tem acesso os gases provenientes do coletor público. 
CANALIZAÇÃO SECUNDÁRIA - Canalização protegida por desconector contra o acesso de gases provenientes do coletor público. 
COEFICIENTE DE RETORNO - Porcentagem do volume da água utilizada nas atividades humanas, que é transformada em esgotos sanitários. 
COLETOR PREDIAL - Canalização compreendida entre a última inserção do subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e a rede pública ou o local de lançamento dos despejos. 
COLETOR PÚBLICO - Canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes das ligações prediais e transportá-los até os interceptores. 
COLUNA DE VENTILAÇÃO - Canalização vertical destinada à ventilação de sifões sanitários situados em pavimentos superpostos. 
CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. 
CORPO RECEPTOR - Corpo hídrico destinado a receber os esgotos sanitários tratados, ou em estado bruto, com o objetivo de transportá-lo, diluí-los e depurá-los em sua massa e ao longo de seu percurso. 
DESCONECTOR - Sifão sanitário ligado a uma canalização primária, destinado a vedar a passagem de gases das canalizações de esgotos para o interior do prédio. 
DESPEJOS - Lançamento de esgotos. 
DESPEJOS DOMÉSTICOS - Despejos decorrentes do uso da água para fins higiênicos. 
DESPEJOS INDUSTRIAIS - Despejos decorrentes de operações industriais. 
EMISSÃO - O mesmo que despejo. 
EMISSÁRIO - Canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes dos interceptores e transportá-los à estação de tratamento, ou ao seu destino final. 
ESGOTO DOMÉSTICO - Despejo líquido resultante do uso da água pelo homem, em seus hábitos higiênicos e atividades fisiológicas. 
ESGOTO SANITÁRIO - Despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, da água de infiltração e da parcela de contribuição pluvial parasitária julgada conveniente. 
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO - Conjunto de instalações e equipamentos destinados a reduzir a quantidade de matéria orgânica e de microorganismos presentes nos esgotos sanitários. 
FECHO HÍDRICO - Camada líquida que em um sifão sanitário veda a passagem de gases. 
FONTE POLUIDORA - Lançamento direto ou indireto de resíduos sólidos ou líquidos, capazes de poluir as águas receptoras. 
FOSSA SÉPTICA - Unidade de sedimentação e digestão de fluxo horizontal e contínuo, destinada ao tratamento primário dos despejos domésticos. 
GALERIAS COLETORAS - Canalização destinada a receber as águas pluviais. 
INSTALAÇÃO DE ESGOTO PRIMÁRIO - Conjunto de canalizações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público. 
INSTALAÇÃO DE ESGOTO SECUNDÁRIO - Conjunto de canalizações e dispositivos onde não tem acesso gases provenientes do coletor público. 
INTERCEPTOR - Canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes dos coletores públicos. 
LANÇAMENTO INDIRETO - Feito através de lençóis subterrâneos ou percolação junto ao corpo receptor. 
LAVADOR DE COMADRE - Aparelho sanitário destinado a receber dejetos humanos recolhidos em comadres e à lavagem destes recipientes. 
LIGAÇÃO PREDIAL - Trecho de canalização compreendida entre o limite do terreno do usuário e o coletor de esgotos. 
NOVACAP - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. 
PEÇA DE INSPEÇÃO - Dispositivo para inspeção, limpeza e desobstrução de uma canalização. 
PIA DE DESPEJOS - Aparelho sanitário destinado a receber despejos recolhidos em recipientes portáteis e que contenham resíduos sólidos. 
POÇO DE VISITA (PV) - Câmara visitável através de abertura existente em sua parte superior, destinada à reunião de dois ou mais trechos de coletor e à execução de trabalhos de manutenção. 
RALO - Caixa dotada de grelha na parte superior, destinada a receber água de lavagem de piso ou de chuveiro. 
RALO SIFONADO - Caixa sifonada, dotada de grelha ou de tampa, destinada a receber água de lavagem de piso e efluentes de instalação de esgoto secundário de um mesmo pavimento 
RALO SIFONADO HERMÉTICO - Caixa sifonada, dotada de tampa hermética, destinada a receber efluentes de mictórios de um mesmo pavimento. 
RAMAL DE DESCARGA - Canalização que recebe efluente diretamente do aparelho sanitário. 
RAMAL DE ESGOTO - Canalização que recebe efluente de ramais de descarga. 
RAMAL DE VENTILAÇÃO - Tubo ventilador secundário ligando dois ou mais ventiladores individuais a uma coluna de ventilação ou a um tubo ventilador primário. 
SIFÃO SANITÁRIO - Dispositivo hidráulico destinado a vedar passagem de gases das canalizações de esgotos para o interior do prédio. 
SISTEMA COLETOR PÚBLICO DE ESGOTOS - Conjunto constituído pela rede coletora de esgotos, coletores tronco, interceptores, emissários e órgãos acessórios. 
SUBCOLETOR - Canalização que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgotos. 
SUMIDOURO - Poço destinado a receber o efluente da fossa séptica e a permitir sua infiltração subterrânea. 
TUBO OPERCULADO - Peça de inspeção, em forma de tubo, provida de janela com tampa. 
TUBO DE QUEDA - Canalização vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgotos e ramais de descarga. 
TUBO VENTILADOR - Canalização ascendente destinada a permitir o acesso do ar atmosférico ao interior das canalizações de esgotos e à saída de gases dessas canalizações, bem como a impedir a ruptura do fecho hídrico dos desconectores. 
TUBO VENTILADOR DE CIRCUITO - Tubo ventilador secundário ligado a um ramal de esgotos e a um grupo de aparelhos sem ventilação individual. 
TUBO VENTILADOR CONTÍNUO - Tubo ventilador constituído pelo prolongamento do tubo vertical de um ramal de descarga, ao qual se liga por intermédio de um “T” ou de um “Y”. 
TUBO VENTILADOR INDIVIDUAL - Tubo ventilador secundário ligado ao sifão ou ao tubo de descarga de um aparelho sanitário. 
TUBO VENTILADOR INVERTIDO - Tubo ventilador individual em forma de cajado, que liga o orifício existente no colo alto do desconector do vaso sanitário ao respectivo ramal de descarga. 
TUBO VENTILADOR PRIMÁRIO - Tubo ventilador, tendo uma extremidade aberta, situada acima da cobertura do prédio. 
TUBO VENTILADOR SECUNDÁRIO - Tubo ventilador, tendo a extremidade superior ligada a um tubo ventilador primário, a uma coluna de ventilação ou a outro tubo ventilador secundário. 
TUBO VENTILADOR SUPLEMENTAR - Canalização vertical ligando um ramal de esgoto ao tubo ventilador de circuito correspondente. 
UNIDADE DE DESCARGA - Descarga igual a 28 litros por minuto, e que corresponde a de um lavatório de residência. 
USUÁRIO NÃO DOMÉSTICO - Usuário da rede coletora de esgotos que realiza atividades industriais ou de prestação de serviços diversos. 
VASO SANITÁRIO - Aparelho sanitário destinado a receber exclusivamente dejetos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário